No começo de 2009, o W3C Consortium anunciou a primeira especificação do HTML5, ainda em desenvolvimento, a nova versão do HTML promete revolucionar a forma de se desenvolver aplicativos web. Como novas API's e suporte a conteúdo multimidia nativamente, sem nenhum plugin extra, a nova versão pode ser uma ameaça ao Adobe Flash e Silverlight da Microsoft.
Os desenvolvedores poderão, apartir do próprio código em HTML, editar animações e conteúdo de mídia digital.
Recentemente, a google anunciou que esta testando de forma beta, o HTML5 no YouTube, oque pode justificar no futuro, o fato do Ipad não usar o Adobe Flash. Seria possível abandonar os player em Flash e optar apenas por visualização em HTML.
Outras tecnologias como o JavaFlex tambem podem ter os dias contados, ja que, utilizar recursos do próprio html seria mais interessante e possívelmente mais rápido para renderização do Browser, sem contar na padronização internacional, que é o intuito do W3C, que esta em busca de tornar a nova linguagem, mais dinâmica e agil para o desenvolvimento rápido na internet.
Por fim, é aguardar quando a versão final estará disponível para desenvolvedores em geral. Mas, para quem não quer esperar para ver algo de novo, segue alguns links interessantes:
YouTube Beta HTML5: http://www.youtube.com/html5
Livraria em HTML5: http://worldwidebooks.com.br/loja/* Para testar 100% o site do Youtube, é necessário ter o Google Chrome, Safari ou Internet Explorer com frame do Chrome instalado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário