Os rumores de que o Google estaria para fechar seus escritórios e encerrar a atuação da marca na China tomaram a rede nessa Quarta-Feira. O motivo, segundo o que se divulga, seria um ataque Hacker em massa que atingiu além da gigante, outras 20 empresas.
Ao que tudo indica, um ataque sofisticado foi empregado a infraestrutura visando capturar contas de Gmail dos usuários ativistas dos Direitos Humanos. Ainda, segundo a empresa, contas dos EUA, China e Europa pareciam ser acessadas por terceiros. As investigações da empresa continuam e segundo representantes, não se trata de uma falha no sistema de segurança, mas sim de uma captura de senhas por phishing e malwares.
O impacto direto pode ser a retirada dos filtros de pesquisa que desde 2006 são aplicados ao site de pesquisa chines google.cn. Palavras que podem levar a resultados contrario ao regimento do pais são proibidos na China. Essa atitude foi tomada pela google, quando estava se estabelecendo no pais, em virtude de imposições do governo local.
Quem pode comemorar a decisão de remover tais filtros são os grupos de Direitos Humanos Internacionais quem não apóiam tais iniciativas.
[]'s
Nenhum comentário:
Postar um comentário