Não vou falar sobre cinema, mesmo que o titulo leve a entender, mas vou falar de algo que é bem semelhante ao mostro de Mary Shelley, os sistemas "Frankenstein", se você nunca viu um, fique tranquilo que logo vai se deparar com ele por ai, se ja teve uma experiencia dessas vai lembrar alegremente.
Quando temos em frente um novo projeto de software, seja ele de qualquer tamanho ou complexidade, vamos começar algo que vai permanecer em nossas vidas por um bom tempo, é claro, se for bem sucedido.
As vezes, por falta de experiencia, falta de tempo ou até mesmo por um conhecimento equivocado "vamos com muita sede ao pote" e começamos a desenvolver sem um projeto claro e sem noção do que estamos realmente fazendo.
De inicio, temos apenas nossa imaginação para trabalhar e ela pode ser nossa amiga ou inimiga. Tentar construir um sistema, juntando varias partes e acoplando diversas tecnologias ao mesmo, pode acabar fugindo do nosso controle a longo e até mesmo curto prazo.
Temos ai o conceito de Frankenstein, onde vamos juntando varias partes e acabamos montando um mostro, e as vezes, a criação foge ao controle do criador. Quando tentamos dominar muitas coisas, acabamos não dominando nenhuma.
Vamos levantar uns pontos fortes aqui, sempre tenha em mente que, as vezes o simples é o melhor e saiba planejar. Não custa nada, parar um pouco em frente a um papel em branco e levantar as tarefas a serem executadas e seus objetivos. Você não precisa fazer uma analise profissional, apenas faça o que realmente for lhe ajudar, é claro, uma analise seguindo um padrão é melhor, porem, muitas vezes você não vai poder parar por muito tempo apenas para desenhar(designer), mas mesmo assim, levante o que for ser util para você.
Ja é sabido de todos que, a analise de software é mais de 50% do resultado satisfatório. Se você pular essa parte, ja tem mais 50% de chance de errar e você não vai querer dar uma mão para o azar e entregar um produto de má qualidade e que não vai satisfazer seus clientes.
E uma dica que você vai aprendendo com o tempo, não tente inventar muito, faça um trabalho conciente e mantenha os pés no chão quando possível. É claro que estou falando e falando, mas esquecemos do que realmente vai direcionar seu projeto, as opniões dos clientes. Saber utilizar esses conselhos e dicas pode ajudar muito, mas sempre com muito cuidado.
[]'
Nenhum comentário:
Postar um comentário