terça-feira, 17 de novembro de 2009

CSS Básico: A Origem do CSS


A internet como conhecemos hoje, é fruto de uma evolução constante e gradativa desde sua invenção. Desde seus protocolos até suas linguagens de desenvolvimento sofreram tais mudanças e com certeza, um dos principais componentes dessa grande estrutura mundial é o HTML. Mas espera ai, não iamos falar sobre CSS?
Pois bem, uma coisa leva a outra. Vejamos o começo de tudo, a linguagem de marcação surgindo para solucionar o problema de um cientista que queria uma forma de divulgar seus artigos na rede, para isso, ele criou  algo simples, restrito a comunidade científica e usado apenas para estrutura o conteúdo e exibir um texto de forma coerente.
Mas a linguagem usada pelos cientistas se tornou padrão da Internet, e com o tempo, passou a ser mais testada. Todos queriam imagens, cores e designer avançado. E o HTML antigo não suportava isso, então foram adicionadas novas tags. Isso solucionou o problema por um tempo, mas começou a surgir outro grande problema. Com os novos recursos, designers e desenvolvedores de websites, abusavam da criatividade e enchiam suas paginas de fontes e estilos visuais, mas para alterar uma linha até que era mais simples, porem quando se queria mudar a cor de um link, por exemplo, e esse link estava em 300 paginas diferentes, era trabalho manual mesmo, um por um, tag por tag.
Misturar estilo e estrutura não era mais interessante, e foi assim que em 1995, Håkon Wium Lie e Bert Bos apresentaram a proposta do CSS(Cascading Style Sheets) que logo foi apoiada pela W3C. A idéia geral era, utilizar HTML somente para estruturar o website e a tarefa de apresentação fica com o CSS disposto em um arquivo separado .css ou no proprio HTML demarcado pelas tags .
Os conceitos de estilização com css em sua maioria ainda não são seguidos totalmente, devido a problemas de compatibilidade entre browsers e muitas vezes até falta de um conhecimento maior dos desenvolvedores, mas a W3C trabalha nos standards, que visam tornar o desenvolvimento padrão e tambem exigir dos navegadores uma interpretação adequada e compatível.
Vale a pena  conferir o site http://www.w3.org/ e conferir os padrões e recomendações oficiais.


[]'s

Nenhum comentário:

Tags

Microsoft (82) Google (33) Windows (23) Internet (20) Windows 7 (15) Internet Explorer (13) Segurança (12) Games (11) Gmail (5) Jogos (5) Mobile (5) Mozila Firefox (5) Visual Studio 2010 (5) Banco de Dados (4) Kinect (4) Orkut (4) Video Game (4) Videos (4) 3D (3) Chrome Os (3) Twitter (3) Web Designer (3) YouTube (3) Acessibilidade (2) Adobe (2) Analise (2) Artigos (2) Asp.Net (2) HTML5 (2) Internet Explorer 9 (2) Live Messenger (2) SqlServer (2) Steve Jobs (2) Sun (2) Telefonia (2) Wifi (2) Yahoo (2) blizzard (2) .Net (1) 3G (1) 4G (1) App Store (1) CEO (1) Cinema (1) Firefox (1) IBM (1) Java (1) Mozilla (1) Música (1) Nuvem (1) PS3 (1) PSN (1) Steve Ballmer (1) Televisor (1) Visual Studio 11 (1) Web 2.0 (1) eBook (1) w3c (1)